8- Virginalidade dos Espíritos Ancestrais

Vislumbres da Virginalidade dos Espíritos Ancestrais: similaridades entre as descrições de Emmanuel com as de Pai Guiné D´Angola.

Acreditamos que os textos psicografados por Chico Xavier deixem patente uma espécie de ´´ajuste literário´´, mediante o sincronismo (adaptação) que se fez necessário a fim de se obter certa integração, para daí, se criarem novos ciclos de movimento em toda uma linha doutrinária que fora estigmatizada e verticalizada por décadas a partir de Allan Kardec, no contexto histórico europeu. Contudo, ainda sim, acreditamos que pode-se contemplar similaridades em certas passagens psicografadas nas obras do grande Chico Xavier, com postulados da Lei de Umbanda, segundo o que foi apresentado por W. W. da Matta e Silva (Yapacani).

E tal perspectiva fundamenta-se no fato de que, em qualquer época, a Espiritualidade precisa adaptar seus ensinamentos para que se criem vetores efetivos de transformação espiritual no mundo, a fim de penetrarem e serem positivamente dispersos no macrossistema humano-astral com o qual irão interagir (numa ação de dispersão do saber sócio-histórico-culturalmente contextualizada). Isto é, tratando-se de uma ação espiritual adaptada para intervir e gerar efetivamente transformação sobre o padrão global de ideologias, de organizações sociais, culturais, econômicas e políticas, bem como de sistemas de crenças e paradigmas diversos presentes especialmente nos segmento religiosos e/ou iniciáticos, junto aos seu públicos-alvos respectivos, de modo a: conjugar harmonicamente o sociológico variável com o espiritual imutável.

E inexoravelmente contextualizado ao macrossistema, dinamizado pelo moto perpetuo, que surge como expressão da Vontade Divina, manifesta nessa colossal dinâmica, tem-se a passagem do tempo, estabelecendo, por conseguinte, um cronossistema, portanto, com ações e reações cármicas constituídas nas sucessivas reencarnações, que determinam, por seu turno, ações e reações no presente, e, assim, projetam ações e reações no futuro, cuja perspectiva conhecida e projetada pelo ser, poderá decolar e recair sobre ele de modo a resignificar e restabelecer também suas ações e reações cármicas no presente..

Assim, a passagem do tempo e as mudanças que neste tempo acontecem, promovem alterações desde o micro até o macrossistema, de modo que um se consubstancia no outro, sendo que no caso da humanidade, a mesma possui via de regra, um dinamismo ainda muito distante da Luz ensinada por seus emissários de fato e de direito, dai é que surgem as chamadas por Matta e Silva de: Hierarquias Constituídas, com o objetivo de regular tudo o que foi descrito.

Por conseguinte, acompanhando essa linha de raciocínio, apresentamos duas passagens relativas as descrições feitas através de Matta e Silva e Chico Xavier, as quais apontam brevemente a interação incognoscível do Plano Espiritual através da Hierarquia Constituída do Planeta, dentro de seus sistemas vários afins, com o objetivo de coordenar todo este macro, micro e cronossistema que constituem nosso modus operandi humano-astral.

Do livro: A Caminho da Luz - Chico Xavier, segundo conceito atribuído por Emmanuel.

"Só Jesus não passou, na caminhada dolorosa das raças, objetivando a dilaceração de todas as fronteiras para o amplexo universal [..] Todas as coisas humanas passaram, todas as coisas humanas se modificarão. Ele porém, é a Luz de todas as vidas terrestres, inacessível ao tempo e à destruição."

Página16 Capítulo 1: A GÊNESE PLANETÁRIA - A COMUNIDADE DOS ESPÍRITOS PUROS

"Rezam as tradições do mundo espiritual que na direção de todos os fenômenos, do nosso sistema, existe uma Comunidade de Espíritos Puros e Eleitos pelo Senhor Supremo do Universo, em cujas as mãos se conservam as rédeas diretoras da vida de todas as coletividades planetárias."

Em LIÇÕES DE UMBANDA E QUIMBANDA NA PALAVRA DE UM PRETO-VELHO

Segundo os ensinamentos de Pai Guiné

"No entanto, este preto-velho reafirma e ensina o seguinte: O Cristo, identificado como Jesus - filho de Maria, jamais teve carma-evolutivo ou condicionado, conforme o nosso, que está ligado à natureza, à roda das sucessivas encarnações..." pag 35

"Aceito a existência de Duas linhas de Ascensão ou Evolução para os Espíritos. Uma, independe de matéria ou energia-massa. Esta é a Linha de Evolução Original. [...] O Cristo Jesus, é claro, também veio da primeira porém, já com seu grau crístico, de sua hierarquia"

Em UMBANDA - SUA ETERNA DOUTRINA, pág 35.

"Portanto, 7 foram os escolhidos pela Hierarquia Suprema ou do Centro de Consciência-Una, a fim de supervisionarem as Leis Morais e Cósmicas, estabelecidas por acréscimo e regulativas da Linha de Ascensão dependente de matéria.

Então, sucessivamente, dentro de categorias, estes primeiro sete fixaram as vibrações em mais sete, multiplicando-se, dentro das outras categorias que formam outras Hierarquias-afins, as vibrações da ideia, quando concordaram, por afinidades de consciência, em descer a Linha via matéria como Senhores dela, não sujeitos a sua atração, conhecedores de suas Leis, como é o caso de Jesus, cuja condição crítica de evolução não depende de uma Lei de Consequência ou Karma, própria ou originária desta ´´queda dos anjos" ( página 104).

Santa Paz

Tarso Bastos