atributo |
pureza |
grau de atividade |
castidade / luxúria |
chefe de legião |
PAI GUINÉ DE ANGOLA |
guardiao de serventia |
exu PINGA FOGO |
aSTRO REGENTE |
SATURNO |
SIGNO |
CAPRICÓRNIO / AQUÁRIO |
POLARIDADE DO SIGNO |
(-) / (+) |
PERÍODO |
22/12 A 20/01 – 21/01 A 19/02 |
ELEMENTO-ENERGIA |
TERRA / AR - ENERGIA TELÚRICA |
FORÇA SUTIL |
TERRA (TELÚRICA) / AR (EÓLICA) |
ELEMENTAR |
GNOMO |
PONTO CARDEAL |
NORTE / LESTE |
dia |
SÁBADO |
cor |
VIOLETA |
nota musical |
LÁ |
vogal |
O ( õ ) |
número |
5 |
geometria |
pentagrama |
ESSÊNCIA |
EUCALIPTO, JUNQUILHO, ERVA CIDREIRA |
CHAKRA |
MULADHARA (SACRO OU BÁSICO) |
LOCALIZAÇÃO |
BASE DA ESPINHA DORSAL |
GLÂNDULA |
SEMINAIS, OVÁRIO |
METAL |
CHUMBO |
mantra |
LAM |
MINERAL |
HEMATITA E TURQUESA |
FLOR |
DÁLIA, PALMA, ORQUÍDEA, VIOLETA, FLORES LILÁS DE PÉTALAS GRANDES |
Atividade espiritual da vibração de YORIMÁ
Yorimá foi um dos raros termos sagrados que se manteve sem nenhuma alteração. Assim como Yori, esse termo foi completamente esquecido, mesmo pelos povos que foram conhecedores da Proto-Síntese Relígio-Científica, dentre eles os africanos.
O termo sagrado Yorimá, o qual representa uma Potestade Cósmica, um Orixá, foi revelado, ou relembrado, através do Movimento Umbandista, em sua mais alta pureza e expressão.
Linha ou Vibração Original de Yorimá, que significa Potencia ou Ordem Iluminada da Lei. Composta dos primeiros Espíritos que foram ordenados a combater o mal em todas as suas manifestações e que podem exercer uma ação geral sobre os encarnados.
A Vibração de Yorimá é composta por diversas Entidades que alcançaram a maturidade espiritual, através da experiência, adquirida por meio de seculares encarnações, sendo, pois, os Senhores da Experiência.
Utilizaram dessa experiência para a evolução, orientando muito principalmente Seres Espirituais ainda inexperientes e vulneráveis aos entrechoques individuais e coletivos que atendem suas próprias necessidades cármicas individuais ou coletivas.
Sua função se prende em orientar os filhos de fé no caminho da fé e da evolução, direcionando a níveis superiores, aos planos mais altos da vida, alcançadas através da humildade e sabedoria.
Essa Faixa Vibratória congrega os mestres da magia, da terapêutica natural e oculta. Senhores do cabalismo, são, por excelência os consultadores dos terreiros, os mestres da Magia em fundamentos e ensinamentos. São os Orixás, velhos, verdadeiros Magos, que velando suas formas cármicas, revestem-se das roupagens de Pretos-Velhos, distribuindo e ensinando as verdadeiras mirongas, sem deturpações.
Adaptam seus ensinamentos aos mais diversos níveis de entendimento das humanas criaturas, sempre de forma paciente e tolerante. São exemplos de humildade, paciência, tolerância, pois alcançaram patamares espirituais de elevadíssimo escol, mas dirigem-se aos simples e humildes, fazendo-o com amor só alcançado por quem já renunciou ao ilusório.
Atuam neutralizando as baixas correntes ou cargas pesadas oriundas da baixa magia. São mestres nesse mister e por sua experiência profunda, não raras vezes, se misturam com as falanges negras visando combate-las, sabotando assim as ações deletérias dos Gênios das Trevas. Ajustam e ideoplastizam seus Corpos Astrais para se infiltrarem no submundo astral, visando minar o poder ou mesmo esclarecer de maneira muito inteligente e sutil, as Almas aflitas que se encontram presas nas garras de verdadeiros marginais daquele plano. São mestres na Magia desfazendo os efeitos etéreo-físicos dos trabalhos de magia negra e por isso são chamados de Mandingueiros de Luz.
Yorimá é o Orixá do elemento TERRA, cuja corrente cósmica vem pelo cardeal Norte. Manipulam a magia positiva sob todos os aspectos, inclusive pelas rezas, tudo se relacionando com os elementares eólicos e telúricos da corrente eletromagnética do planeta SATURNO.
CARACTERES GRÁFICOS E SIGNIFICADO DA PALAVRA
A palavra YORIMA se desdobra da seguinte forma silábica:
YO - Potência ou Princípio, Ordem
RI – Iluminado, Reinante
MA – LEI
Ordem Iluminada da Lei Divina
A Palavra Reinante da Lei
Potencia ou Principio da Lei em Movimento
O Mestrado da Sabedoria e da Magia
A Potencia da Palavra da Lei
Arcanjo e o SIGNIFICADO Do nome
O Arcanjo é YRAMAEL, que se traduz como:
Y - Potência ou Movimento
RA – Ser rei. Reinar
MA - Lei
EL – Deus
MOVIMENTO REAL DA LEI DE DEUS.
ORIXAS, GUIAS E PROTETORES
Abaixo destas Entidades temos os Guias. Algumas Entidades no Grau de Guia da Vibratória de Yorimá:
Pai Antonio D'Angola
Pai Chico D'Angola
Pai Chico das Almas
Pai Congo do Mar
Pai Congo Monjolo
Pai Ernesto de Moçambique
Pai Fabrício
Pai Jacó
Pai João D'Angola
Pai João D'Aruanda
Pai Jovino
Pai Mané
Pai Miguel das Almas
Pai Moçambique
Pai Serapião
Pai Simplício
Pai Tibiriçá
Pai Tomás
Pai Zé da Costa
Rei Congo
Tia Chica d'Angola
Vovó Ana
Vovó Angolá
Vovó Cambinda
Vovó Cambinda de Guiné
Vovó Catarina
Vovó Conga
Vovó Luiza
Abaixo destas Entidades temos os Protetores. Algumas Entidades no Grau de Protetores da Vibratória de Yorimá:
Pai Bento
Pai Catumbê
Pai Celestino do Congo
Pai Chico Carreiro
Pai Cipriano
Pai Francisco d`Aruanda
Pai Jeremias
Pai João da Caridade
Pai Matias
Pai Saluciano
Pai Tião do Congo
Pai Tibúrcio
Tia Maria da Costa
Tia Rosa da Bahia
Vovó Barbina
Vovó Maria do Rosário
ATUAÇÃO E MANIFESTAÇÃO MEDIÚNICA
Nessa Faixa Vibratória estão situados todos os espíritos que se apresentam na Umbanda sob a Roupagem Fluídica de Pretos e Pretas Velhas. Na adaptação popular dos terreiros diz-se como Linha dos Pretos-Velhos, Linha de São Cipriano, Linha dos Cacarucaio e até como Linha das Almas.
Na Linha de Yorimá, os Orixás Menores baixam, mas somente quando encontram médiuns positivos e limpos moral-espiritualmente, dando consultas profundas e esclarecedoras, como também, mensagens de caráter geral, visando incrementar a fé e a humildade no coração e na ação de seus filhos de fé. Atuam na incorporação, vidência e sensibilidade psicoastral.
As entidades no grau de Guias também são comuns nos terreiros. Profundos conhecedores da mente, do comportamento humano e de suas mazelas, ouvem e apascentam os filhos de fé. Também se utilizam de outras modalidades mediúnicas.
Os Protetores de Yorimá, juntamente com os Guias, utilizam muito as rezas, os benzimentos e os medicamentos da flora para os males físicos e astrais dos filhos de fé.
Ao pitarem seus cachimbos, veiculam com a fumaça portentosas vibrações que limpam o aura, desagregando até certas larvas condensadas (pelo pensamento cristalizado).
Quando um preto velho ou mesmo caboclo manipula magicamente a fumaça, sabe como fazê-lo, utilizando determinados elementos nocivos para destruir ou desestruturar bactérias, vírus e outros micro-organismos até de ordem astral que se encontram no ambiente.
São senhores do conhecimento em toda espécie de magia, profundos conhecedores da alquimia astral, a qual manipulam com destreza e sabedoria. Donos dos mistérios da natureza e da alma e senhores da pemba nos sinais riscados.
Atuam no corpo astral do médium na região do chacra genésico, que tem sua equivalência no corpo físico denso nas glândulas germinativas e anexos. No homem: testículos, próstata e vesículas seminais. Na mulher: ovários, úteros e trompas.
Atuam também no plexo frontal e cervical, produzindo na fenomênica mediúnica profundas alterações fisionômicas, psíquicas, vocais, posturais, etc.
Cansam muito o corpo físico, pela parte dos rins e membros inferiores, com a posse do aparelho, conservando-o sempre curvado.
Apresentam-se humildemente, falando um pouco embrulhado, mas, se necessário, usam a linguagem correta do aparelho ou do consulente. Falam compassados e pensando bem no que dizem. Raramente assumem chefia de cabeça, mas invariavelmente são os auxiliares dos outros Guias, o seu braço-direito. Geralmente gostam de trabalhar e consultar sentados, fumando cachimbo, sempre numa ação de fixação e eliminação, através da fumaça.
Os pontos riscados obedecem a uma série de sinais entrelaçados, às vezes retos, outros em ângulo. São encontrados neles, sinais semelhantes a certas letras dos alfabetos primitivos e dão logo os três sinais riscados expressivos da Flecha, Chave e Raiz.
Nas formas de pretos e pretas-velhas, existem os que se apresentam, por afinidade, como um angola, um congo, um cambinda, etc. e costumam conservar em sua forma astral, certas características que identificam chefia, entre os povos da raça negra, muito comum entre os que são qualificados como Protetores.
As denominações de Congo, Angola, Moçambique, Mina, etc. está geralmente ligada a uma raiz iniciática, ou seja, locais onde eles tiveram suas iniciações em encarnações passadas, que neste caso foi no continente Africano. Os que se dizem da Bahia ou de Minas, geralmente foram espíritos de grande evolução, grandes rezadores em tempos bem distantes.
Alguns dizem ser das Almas. Almas significa uma graduação. O espírito atinge um nível evolutivo tal que foi recrutado para a falange das Santas Almas Guardiãs do Cruzeiro Divino, atuando sob a chefia direta de São Miguel.
Os pontos cantados são os mais tristonhos entre todos e revelam um ritmo compassado, dolente, melancólico; traduzem verdadeiras preces de humildade. São fortes imagens que predispõem o mental às coisas do espiritual e, por meio de seu ritmo suave, ativam os centros superiores do indivíduo, bem como suas faculdades nobres, às vezes ainda adormecidas em muitos Filhos de Fé.