Os Exus do 1º, 2º e 3° ciclos se dividem em 4 classes: os do Fogo (ígneos), do Ar (aéreos), da Água (aquosos) e da Terra (térreos), conforme suas correntes vibratórias.
Eles são obedientes às Entidades Superiores e arregimentados pelos Orixás ou por seus enviados (Caboclos, Pretos-velhos, etc.) e ficam em obediência a seus escudos fluídicos ou triângulos de força.
Os Exus intermediários ao verem um escudo fluídico ser riscado, dentro das evocações correspondentes, sabem logo qual a classe que está sendo chamada para operar, de acordo com a qualidade desse escudo ou triângulo, que por sua vez determina o ponto cardeal e a corrente cósmica que vai ser manipulada.
Logo, ao ser riscado um triângulo de Orixá, eles aguardam, apenas, uma certa variação nele, para saberem, dentro da Linha de Força, qual o cabeça-de-legião intermediário, chamado.
Essas variações, é claro, são de 7 nos 4 triângulos básicos dos Orixás ou das Linhas, porque, em realidade, esses Exus quase nunca operam por conta própria e nem praticam ações maléficas, contundentes, ditas do mal, pelo simples prazer de fazer esse mesmo mal.
Os triângulos fluídicos dos Exus.
Serve para oferendas e para a segurança do terreiro, levando-se em conta que quase todos as têm, como "tronqueira" etc. Apenas terão que ser riscados e postos de acordo com os pontos cardeais correspondentes, dentro das características dadas para cada um desses "cabeças-de-legião" riscados, é claro, na cor de pemba dada e numa tábua...
os Exus se divedem com os seus triângulos da seguinte forma:
EXUS DA ÁGUA
EXUS DO AR
EXUS DO FOGO
EXUS DA TERRA