1º GRAU - AULA Nº 34

ELEMENTOS DE OFERENDAS PARA A BANDA DOS ESPÍRITOS DE PRÊTOS-VELHOS, DE ACÔRDO COM A LINHA DE ORIXÁ, CÔRES, DIA ETC., NA VIBRAÇÃO DA MAGIA BRANCA

 

Para os espíritos de pretos-velhos no grau de Protetores da Linha de YORIMÁ...

 

Elementos materiais: O milho em espigas.

O aipim.

A canjica.

O leite de coco.

A farinha torrada com sal.

O café amargo.

O vinho tinto.

Frutas diversas.

Flores diversas.

Folha de bananeira.

Cachimbos de madeira simples.

O fumo de rôlo.

Recipiente de louça de qualquer cor ou qualidade.

Velas comuns.

Pemba branca.

Pano na cor que se harmoniza com a vibração: violeta, roxo, castanho-escuro, preto e branco no tipo "xadrez".

 

Como proceder: — Nos pratos ou tigelas de louça, forrados com a folha de bananeira, colocar o milho assado em espigas ou o aipim assado na brasa (ou mesmo frito em postas num óleo vegetal qualquer), ou o angu, a canjica feita no leite de coco, ou ainda o milho assado e desbulhado de mistura com a farinha torrada em algumas pitadas de sal.

 

Tudo isso pode ser ofertado em conjunto ou em partes, de acordo com as posses do ofertante ou o caso ou a natureza do pedido ou preceito.

 

O café amargo e o vinho podem ser ofertados puros ou misturados, dentro de tigelas de louça, em número de uma, duas, três e mais tigelas.

 

Agora todos esses ingredientes são necessariamente colocados sobre o pano do tamanho adequado ou de 70cm de comprimento e na cor que se tenha escolhido e afim.

 

Ainda sobre esse dito pano se colocam os cachimbos (1, 3, 5, 7 ou mais) e o fumo de rôlo e as flores a jeito, bem como se acendem as velas firmadas em pratinho ou pires, de sorte que não queimem o preceito, ou então podem ser acesas em torno do pano no chão.

 

Velas em número par, se forem num pedido ou preceito de ordem puramente espiritual ou mediúnico etc.

 

Qualquer dia serve para essa oferenda, contanto que não ultrapasse das 21 horas a dita entrega...

 

Porém se se quiser maior ligação com as forças mágicas, as oferendas para os pretos-velhos devem ser entregues num SÁBADO (dia de SATURNO) e que também não passe das 21 horas e se possível numa hora planetária de Saturno.

 

O local mais apropriado para essas entregas de oferendas de pretos-velhos é a MATA sob árvores frondosas e especialmente na base dos troncos das ditas árvores.

 

Obs.: - Nesse pano que recebe as ditas ofertas, pode ser traçado um ponto riscado adequado ao caso do preceito.

 

O ponto de nossa fig. Nº 6, que consta adiante, é apropriado para esses casos também é ponto de força.

 

 

Se o ofertante conhecer os triângulos-fluídicos do Orixá (ver citação na observação da Linha de Oxalá sobre o assunto), também pode riscá-lo, se adapta perfeitamente a qualquer caso de oferenda para pretos-velhos.

 

Outros detalhes ficam a critério da vivacidade do ofertante ou mesmo do conhecimento que já tenha do assunto.

 

Quanto às oferendas para as entidades no grau de GUIAS dessa Linha ou Vibração de YORIMÁ – dos pretos-velhos, elas só aceitam para as referidas ligações mágicas o pano, as flores, as velas de cera de acordo com as condições de par e ímpar acima especificadas e a pemba para riscar. Local, horas, dia etc., são os mesmos.

 

Ponto Riscado

https://img.comunidades.net/umb/umbandadobrasil/Ponto_de_Oferenda_Yorim_.jpg