1º GRAU - AULA Nº 29

Elementos de oferendas às entidades – caboclas - no grau de Protetores da Linha ou Vibração de YEMANJÁ...

 

Elementos materiais: - Moquecas de peixe. Postas de qualquer peixe de escama. Leite de coco. Camarão seco. Arroz-doce. Água de coco verde. Polpa do coco maduro. Perfume de qualquer natureza.

Flores diversas.

Pano nas cores que se harmonizam com a vibração: o amarelo, o prateado.

Louça branca.

Vinho com anis.

Velas comuns. Pemba branca.

Folha de bananeira.

 

Como proceder: — As moquecas, as postas de peixe fritas em óleo vegetal e depois ensopadas no leite de coco, o arroz-doce, também no coco, o camarão seco e frito no óleo, bem como pedaços de coco maduro, tudo isso é depositado em pratos ou travessas de louça, de preferência forrados com folhas de bananeira, para depois serem distribuídos sobre o dito pano na cor escolhida, a jeito do ofertante.

 

Em tigelas se depositam as bebidas, ou seja, o vinho com anis ou a água de coco verde, tudo para ser arrumado também sobre o pano, bem como as flores e as velas, contanto que estas não possam queimar o preceito.

 

O perfume pode ser derramado sobre algodão, a fim de ficar espalhando seu cheiro.

 

Também, como é da tradição corrente no meio, podem-se adicionar pentes, espelhos etc.

 

O local apropriado para essa entrega de oferenda deve ser a praia, numa distância conveniente, isto é, onde as ondas não destruam o preceito.

 

É erro jogar o preceito dentro das águas do mar.

 

Observar sempre a questão do número de velas: se par, para pedidos de ordem material e se ímpar, somente para afirmações de natureza espiritual ou mediúnica etc.

 

Qualquer dia serve para isso, porém se a oferenda ou o preceito for entregue num dia de SEGUNDA-FEIRA (dia da LUA) e ainda dentro de uma hora planetária da Lua, obtém-se um efeito de ligação mágica muito mais positivo com as forças invocadas...

 

Obs.: O pano tanto vai servir de "mesa", como de fixador cabalístico dos sinais riscados ou pontos adequados ao caso da oferenda.

 

A nossa fig. Nº 2 encontrada adiante, serve para ser traçada no dito ponto... tem força de imantação. Também aconselhamos seguir a recomendação da observação anterior, sobre a questão dos triângulos-fluídicos dos Orixás. Um ou outro serve.

 

Quanto aos espíritos no grau de GUIAS, só aceitam como oferendas, para ligações mágicas, o pano, a pemba, as flores e as velas de cera nas condições de par ou ímpar já especificadas. Local, dia e horas os mesmos...

 

 

Ponto Riscado

 

https://img.comunidades.net/umb/umbandadobrasil/Ponto_de_Oferenda_Yemanj_.jpg