1º GRAU - AULA Nº 28

ELEMENTOS DE OFERENDAS PARA A BANDA DOS ESPÍRITOS DE CABOCLOS, DE ACORDO COM A LINHA DE ORIXÁ, DIA, CORES, LOCAIS ETC., NA VIBRAÇÃO DA MAGIA BRANCA

 

Para caboclos no grau de Protetores, da Linha ou Vibração de Oxalá...

 

Elementos materiais: o pão de fôrma. O azeite doce. A alface. O suco de uva. As frutas diversas. As velas comuns. As flores, de preferência brancas, assim como cravos, jasmins etc. O pano de cor branca ou amarela. Os recipientes de louça branca.

 

Como proceder: Em travessa ou pratos de louça branca, forrados com alface, se coloca o pão inteiro ou cortado em 7 fatias, untado com azeite doce. Em outros pratos ou travessas, colocar as frutas diversas e nas tigelas de louça branca, botar o suco de uva simples ou em forma de refresco.

 

Esse material assim pronto deve ser todo colocado em cima do pano na cor citada e no tamanho que seja necessário, de preferência com 0,70m de comprimento.

 

As flores devem ser postas também sobre o pano a gosto do ofertante, bem como as velas comuns serão colocadas em posições adequadas, tudo sobre o dito pano, contanto que não queimem o preceito, que para isso devem ser acesas em cima de pires pequenos apropriados e, senão, que se acendam em torno do pano no chão.

 

Se a oferta for para pedido de um benefício material, o número de velas acesas deve ser PAR e se for para preceito de ordem puramente espiritual ou mediúnica, o número de velas deve ser ÍMPAR.

 

Qualquer dia serve para essa finalidade, contanto que não se faça essa oferenda depois das 18 horas.

 

Todavia, se se quiser um maior efeito mágico nessa oferta, deve ser feita e entregue no dia de DOMINGO (dia Solar) e se possível dentro da hora solar ou planetária (veja-se para isso o Almanaque do Pensamento, que traz toda essa questão de horas planetárias).

O local apropriado para oferendas às entidades da Vibração ou da Linha de Oxalá deve ser na beira de um rio ou à margem de cachoeiras, porém, na falta disso, as entradas de matas ou de bosques servem, escolhendo-se os locais mais floridos ou mais arborizados...

 

Obs.: O aconselhável mesmo é o uso de uva, mas pode ser substituído pelo vinho branco puro.

 

Quanto a fumo, é absolutamente desnecessário, pois as verdadeiras entidades dessa vibração não o aceitam nem usam.

 

E ainda: sobre o pano em que se depositam essas ofertas, podem ser riscados os pontos adequados ao caso. Pode ser também traçado o ponto riscado da fig. Nº 1 que consta adiante, ou ainda o triângulo-fluídico do Orixá que consta de um mapa de correlações e identificações sobre linhas, planetas, pontos cardeais, tatwas etc., tudo na pág. 138 de nossa obra Lições de Umbanda (e Quimbanda) na palavra de um preto-velho...

 

Quanto às entidades no grau de GUIAS, dessa Linha ou Vibração de Oxalá, assim como o caboclo Urubatão da Guia, Ubiratan, Ubirajara etc., locais, horas e dia são os mesmos, porém só aceitam como oferendas ligadas ao aspecto mágico o pano para firmar sinais cabalísticos ou os pontos, as velas de cera, nas condições de par ou ímpar acima estipuladas e as flores...

 

 

Ponto Riscado

 

https://img.comunidades.net/umb/umbandadobrasil/Ponto_de_Oferenda_Oxal_.jpg