1º GRAU - AULA Nº 30

Elementos de oferendas às entidades – caboclos no grau de Protetores, da Linha ou Vibração de OGUM...

 

Elementos materiais: — O aipim. A batata-doce. A abóbora. O milho verde.

Fumo na forma de charutos ou cigarros de palha.

Frutas diversas.

Vinho com chá preto ou na falta disso, pode ser usada a tradicional cerveja branca.

Louça na cor branca.

Pano na cor que se harmoniza com a vibração: vermelho, laranja, púrpura.

Pemba branca.

Cipó-caboclo.

Velas comuns.

 

Como proceder: — Em pratos ou travessas nas cores acima (e se possível, forradas com folhas de cipó-caboclo) depositar o aipim em postas, a batata-doce, a abóbora e, se tiver, o milho verde em espigas (sendo tudo cozinhado na água sem sal, antes), juntos ou em partes, tudo a gosto do ofertante. Isso feito, colocar esses materiais, ou partes deles, sobre o pano escolhido no tamanho adequado ou com 70cm de comprimento. Depois, ainda sobre o dito pano, distribuir a jeito, as tigelas com o vinho de mistura com chá preto ou mesmo a cerveja branca, bem como os charutos etc., as flores e as velas comuns, contanto que estas não possam queimar o preceito.

 

As velas em número par, pedido de um benefício de ordem material e as velas em número ímpar, para preceitos de ordem espiritual ou mediúnica etc.

 

Qualquer dia serve, no entanto, para se obter uma maior ligação mágica com essas oferendas, devem ser feitas e entregues numa TERÇA-FEIRA (dia de MARTE) e se dentro de uma hora planetária de Marte, obtém-se uma maior ligação magica com a corrente invocada, mormente se dentro de uma hora planetária de Marte.

 

O local apropriado para essa entrega de oferenda tanto pode ser a MATA como o MAR ou a PRAIA.

 

A escolha é feita de acordo com a afinidade do caboclo por um desses elementos da natureza.

 

Exemplo: se for um caboclo ou um ogum-do-mar, é o mar; se for um caboclo de afinidade pelo elemento mata, é a mata.

 

Obs. O pano serve para riscar pontos adequados ao caso. Nossa fig. Nº 4, de um ponto riscado da Linha de Ogum serve para traçar no pano, bem como um triângulo-fluídico do Orixá (ver a pág. 138 de nossa obra Lições de Umbanda (e Quimbanda) na palavra de um preto-velho).

Quanto aos espíritos no grau de GUIAS dessa Linha, só aceitam para as respectivas ligações mágicas a oferenda do pano, das velas de cera, nas condições de par ou ímpar já especificadas, as flores, a pemba.

 

Local, dia, horas etc., os mesmos.

 https://img.comunidades.net/umb/umbandadobrasil/Ponto_de_Oferenda_Ogum.jpg