Outubro de 1954

Em sua edição de outubro de 1954, o JORNAL DE UMBANDA, publicava o quarto artigo de W. W. da Matta e Silva. Neste artigo ele passa assinar como W. Wilson da Matta e Silva.

 

Abaixo da imagem, transcrevemos o artigo do jornal:

https://img.comunidades.net/umb/umbandadobrasil/Quarto_artigo_do_Matta_jornal_Umbanda.JPG

 

 

 “A LEI DENTRO DA UMBANDA”

 

Por W. WILSON DA MATTA E SILVA

(Da Tenda Umbandista-Oriental)

 

IRMAÕ-MÉDIUM, não importa que sejas Ogan “Babá” ou UM qualquer entre os milhares que trabalham por essas centenas de Tendas e Cabanas... QUER tuas convicções, conhecimentos ou “mirongas” estejam encasteladas nos “cascões” da vaidade, QUER sejas UM bem-intencionado, ingênuo ou não, mas tenhas de fato e de direito um dom a zelar e estás no momento na dependência de um desses “barões” que “nada” ensinam, mas “tudo” sabem e vivem salpicando a Umbanda com Lendas ridículas, originárias desses setores, onde a presença das Entidades da Lei constam apenas... em suas Mitologias; é a TI MESMO que cabe essa advertência: PARAI, SE NÃO ESTIVERES CAPACITADO, com esses “riscar” de pembas, a “torto e a direito”, sem saberes que quanto mais assim o fizeres, estarás sendo por tua própria mão ENLINHANDO, fixando pela vibração dos negativos daqueles a quem queres beneficiar, as mazelas que entrarão em choque, pelas simples correntes mentais que se formarão entre TU e ELES, deixando no menor dos efeitos “larvas” famintas que, penetrando em tua AURA sugarão os “fluidos-alimento” que lhes são necessários para viverem e te combaterem, surgindo daí, os transtornos tão comuns em inúmeros dos que “quiseram” ser médiuns, sem o “serem”, com as mais variadas psicoses, isto sem falar, nos “outros efeitos” oriundos da chamada Quimbanda (magia negra) que “estouram” na “combuca de quem não podia botar a mão”...

 

 Saibam ainda que “pontos” riscados, em seu significado VERDADEIRO não são em absoluto, esses desenhos simbólicos, de espadinhas bem feitas, de setinha de inspetoria, todas iguaizinhas para qualquer “linha” e ainda, sóis radiosos e luas com “cara” de tristeza, com os quais se ridicularizam, não os Mestres espirituais da nossa Umbanda, mas a desses “mediunismo” cujos mentores de curso primário dão aulas de “esboços lineares”, sem terem a consciência que os fariam “bem pesar” a responsabilidade do que seja “preparar” médiuns, que não concebem ainda os perigos de um “terra-a-terra” ou o do imiscuir-se nos EFEITOS DO KARMANA POR SUAS “PARALELAS” QUANDO NA AÇÃO DE UMA COBRANÇA ATIVA...

 

Saibam então, a pemba na magia é uma das maiores “armas” da Umbanda, não pelo objeto em si, mas pela FORÇA dos seus SINAIS, que como alfanje de dois gumes, corta para bem e para mal. “Pontos” riscados são ORDENS “escritas” de UM A VÁRIOS setores, com a identidade de quem pode e está “ORDENADO” para isso... setor algum da Quimbanda, pode desobedecer às diretrizes encaminhadas por esse veículo.

 

 Pelo “ponto” de Pemba é que os “Orixás” se identificam por completo, PRINCIPALMENTE no médium CONSCIENTE, pois seu subconsciente nesses “fundamentos” não INTERFERE, simplesmente porque ele (médium) não conhece o seu valor e ainda PORQUE o significado integral dos “pontos” em seu TODO, só podem ser revelados a INICIADOS de primeiro graus, porque a Lei de Pemba é uma lei de Umbanda tão importante que os “orixás” (observem como para quase tudo eles usam-na) se qualificam por ela com um “ponto” no qual eles caracterizam três fundamentos, que se completam formando um TODO SEU. Exemplifiquemos pela sua Chave SIMPLES: PRIMEIRO – traça um sinal, a que dão o nome de FLECHA, que mostra de qual BANDA ele é; SEGUNDO – junta ao primeiro um outro que se diz CHAVE que identifica sua “LINHA”; TERCEIRO – feito os dois primeiros o “orixá”, se julga necessário, completa-os com terceiro, conhecido como RAIZ que qualifica a SI MESMO, isto é: se é chefe de “linha”, falange ou pertencendo a essa última e ainda, com outros SINAIS, ELE FORMA UM CONJUNTO CONFORME O CASO E FAZ SURGIR UM PONTO EM SUA TOTALIDADE PARA DETERMINADO FIM; outrossim as “mirongas” da LEI DE PEMBA, da RAIZ em diante são transmitidas a Iniciados de 2º grau, até o marco POSITIVOS; E QUANTO AOS NEGATIVOS SOMENTE AOS DE PRIMEIRO GRAU...

 

 Assim sendo, atenção irmãozinhos-médiuns de FÉ e de coração... ATENÇÃO, senhores “doutos” em Umbanda, eis aí a “pontinha” do VÉU que por enquanto foi permitido levantar... “entender” e concordar, está em relação ao evolutivo de cada um, POIS APENAS o autor dessa série de artigos visa que, por aqui ou por ali, algumas “sementes” hão de encontrar “campos mentais”, que as queiram receber e plantar, esperando assim no futuro, os frutos, que por enquanto estão apenas nos “espinhos” de sua missão.

 

N. A. Para esclarecer ligeiras confusões ainda existentes com o sobrenome de ilustre Confrade, acrescento mais um nome próprio, e declaro que da série desses artigos, os intitulados – “Algo sobre Umbanda”, “Preparo do Médium Consciente e Inconsciente” e “Vozes sobre Umbanda” são do mesmo autor deste.”

 

 

 

Pesquisa: Rogério Corrêa (TUO-CPB-RJ)

 

Fonte: http://bndigital.bn.br