"AÍ DE VÓS, DOUTORES DA LEI!"

"Aí de vós, doutores da Lei! porque tirastes a chave da ciência: vós mesmos não entrastes , e impedistes os outros que entravam."

Este é um aviso a todos aqueles que vêm deturpando a Umbanda em seus mais elevados conceitos, os quais transcendem a própria razão de ser.

Aí de vós, mestres de iniciação, que ostentam um título e um nome iniciático que já não ecoam mais no Plano Astral.

A vocês que foi dado o agô do Astral em desvendar os Arcanos desta Senhora da Luz Velada, são agora os mesmos que a estão deturpando.

Vocês são TRAIDORES desta mesma Umbanda que os recebeu de braços abertos, quando ainda encontravam-se cheio de mazelas e vicissitudes.

Infelizmente a maioria de nossos irmãos sequer tem consciência de que estão sendo enganados e envolvidos por vocês.

"Oh! Cegos guia de cegos".

Mal sabem eles que novas "revelações" não vem sendo feitas pelo Astral Superior já faz algum tempo, devido a toda essa bagunça e confusão que as pessoas insistem em fazer e chamar de Umbanda.

Como fundar novas raízes, se a inicial ainda nem foi assimilada?

Além do mais, para uma raiz ser nova, deve ter, obviamente, somente conhecimentos da entidade que a está implantando e não antigos conhecimentos como os de Pai Guiné, Pai Ernesto e Pai Tibiriçá, apenas mudando um pouco daqui e dali.

O que vocês estão fazendo é estragando tudo o que já foi feito em prol desta religião, somente por não conterem "seus egos exacerbados" e sua imensa vontade de aparecer e serem iguais ao antigo Mestre. Este sim, Mestre de fato e direito que lutou durante toda sua jornada para colocar a Umbanda em seu devido lugar.

O que será que ela deve estar pensando sobre vocês agora?

Realmente, "quando o pastor vai embora o rebanho fica desorientado".

Por último, gostaria de afirmar que não nos importamos com o que vocês fazem, Senhores Mestres de Iniciação, porém não chamem de Umbanda.

Eduardo Navarro Abatinan